sexta-feira, 13 de junho de 2008

O que é pensado quando falamos de OCA?



PALAVRAS... assim que começou nossa discussão sobre qual seria a temática do XII SeNEMAU.
Ao olhá-las mais de perto, tudo praticamente convergia para uma única idéia: VIVÊNCIA EM COLETIVIDADE. E daí surgiu nosso tema:

SOBRE(A)VIVÊNCIA
Vivência para a Sobrevivência

‘Vivemos em uma grande aldeia’... Frase que ecoa pelos muito mais que quatro cantos que formam este mundo fractal. Mas se nosso universo é uma aldeia, o que nos pode ensinar uma ‘OCA’, sua célula mais básica? Essa palavra/conceito, inspiradora deste escritório modelo, sugere um abrigo que vai além da simples proteção física, abrigo da alma da coletividade, de algo intuitivo ao homem, o abrigo de uma intuição: ‘intuição coletiva’.
Na velocidade da vida do agora, como seria parar para pensar no funcionamento de uma aldeia? A idéia de dividir era implícita ao viver, seja a terra, que pertencia a todos, ou a caça, que se costumava dividir com os habitantes. A relação entre o homem e o seu meio era muito equilibrado, o conceito de desperdício era desconhecido, o respeito era algo muito forte e a natureza se regenerava sem dificuldades, o ciclo ecológico estava em perfeita harmonia.
Hoje, onde se encontra a lição ‘primitiva’ apreendida com a aldeia e com a OCA? A tal ‘intuição coletiva’ vem da mais profunda origem do homem, vivemos em grupo pela sobrevivência da espécie. A cooperação é a forma mais imediata para superar as limitações advindas desta forma corpórea humana. A OCA é um microcosmo onde o respeito e o espírito de grupo reinam naturalmente, ambiente de mil segredos.
Mas nossa sociedade atual insisti no individual perante o coletivo, parece que não somos mais capazes de analisar os fatos e ver que nada é independente, e que tudo é interdependente. Vivemos em uma teia onde tudo está ligado. Tudo o que fazemos afeta ao próximo, e nem nos damos conta disso.
O SENEMAU 2008 quer tratar de algo simples, pois no mar contemporâneo de individualidade, a noção de coletividade não é luxo, ou simplesmente démodé, vivência coletiva é uma questão de sobrevivência. Nós queremos resgatar essa idéia.
Começamos com... PALAVRAS, agora venha construir conosco essa vivência (para a nossa sobrevivência) com... AÇÃO.
Então...
Que tal um programa de índio ? Que tal um SeNEMAU? Que tal mostrar seu EMAU?
Que tal construir seu EMAU com a gente? Que tal conviver com o nosso OCAS?

AGORA SÓ FALTA VOCÊ!

Nenhum comentário: